A chegada da Internet 5G e seus benefícios

A internet 5G é uma das principais tendências tecnológicas para 2021. Algumas operadoras já realizam testes  do serviço em algumas cidades do Brasil. Espera-se que a tecnologia ofereça velocidades mais altas de transmissão de dados e métodos de codificação diferentes. Confira como funcionará e quais benefícios o 5G irá proporcionar.

Como vai funcionar ?

Por emitir e receber sinais quase que instantaneamente, é aguardado que o 5G ofereça velocidades de 10 gigabits por segundo (Gbps). Velocidades e capacidade muito além da utilizada hoje 4G. Assim, será possível agilizar e potencializar muitas tarefas do nosso cotidiano.

As redes 5G operam por meio de ondas de rádio, bem como as redes móveis das gerações anteriores. 

Vantagens:

Mesmo com tantas facilidades ao dia a dia, é importante destacar que a grande vantagem que o 5G trará ao mercado é a possibilidade de criação de novos segmentos de negócios. Impulsionar um mundo cada vez mais conectado.

Essa nova geração vai alcançar uma rede cada vez maior de conexões. Por isso, o 5G já incentiva o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, como carros autônomos, IoT(internet das coisas), novos drones e o uso de realidade virtual.

O que esperar da internet 5G?

Campos não especificamente associados com a telefonia ou alta tecnologia: como transporte público e saúde, serão diretamente beneficiados pelo 5G. Por também contarem com uma infinidade de dispositivos interconectados.

Ao possibilitar a conexão entre as informações mais diversificadas, o cotidiano  das empresas ganhará ainda mais agilidade. 

  • O setor de saúde, por exemplo, será capaz de compartilhar de maneira mais rápida e eficiente informações sobre seus pacientes. O que será de suma importância para socorrer casos de urgência, por exemplo. 
  • O consumidor também poderá se beneficiar, pois a rede varejista poderá disponibilizar produtos de forma mais eficiente e de qualidade na renovação de seus estoques. Poderá contar com casas cada vez mais conectadas
  • Por sua baixa latência, a internet 5G  permitirá a troca de informações quase que instantâneas entre os computadores na nuvem. Assim, os usuários não terão que esperar muito para acessar as informações armazenadas na nuvem.

Mas não é só isso, aliados a outras tecnologias a nuvem e o 5G, poderão significar  uma considerável transformação no mundo dos negócios. Como por exemplo, o uso de IoT industrial auxiliando no gerenciamento de cadeias de suprimentos, o streaming de dados em tempo real para análise de Big Data, e o uso de realidade virtual e realidade aumentada em diversos setores como viagens, varejo, saúde e outros, trazendo mais inovações.

Enfim, a rapidez do 5G vai simbolizar um caminho muito importante em um mundo cada vez mais conectado. Ocasionando mudanças em cadeia e que darão suporte aos progressos já obtidos, além de dar acesso à implementação de avanços em pesquisa e desenvolvimento.

Let's talk

Se você deseja obter uma consultoria gratuita, sem quaisquer obrigações, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.