A importância da Governança de Dados

Introdução

Atualmente, é impossível atingir todo o potencial de um negócio se você não trabalhar com inteligência os dados gerados em posts de redes sociais, dados de navegação, transações comerciais, fotos, vídeos, entre vários outros. São bilhões de dados gerados diariamente. O tratamento desses dados norteiam estrategicamente os movimentos a serem seguidos de uma organização. 

Com acesso a insights sobre o comportamento da audiência, a performance das equipes internas e até a atuação dos concorrentes, sua empresa tem a chance de aprimorar a estratégia e, assim, conseguir os melhores resultados. Mas o que é a Governança de Dados?


Governança de Dados – O que é?

A Governança de Dados é uma atividade que contempla todas as pessoas, tecnologias e processos necessários no esforço de gerenciar e proteger os dados de uma companhia. Trata-se de uma prática de gestão que tem como foco viabilizar para a empresa um banco de dados acessível, extenso, qualificado, seguro e confiável.

Isso porque a governança proporciona a organização dos diferentes fluxos de informação e dá aos colaboradores maior segurança e facilidade para navegar no sistema e colher insights relevantes. Desse modo, os profissionais passam a tomar decisões mais embasadas, reduzindo as chances de erro e aumentando a taxa de produtividade.

Além dos aspectos táticos e operacionais, a governança de dados também reflete na parte estratégica do negócio. Com o acesso rápido a informações confiáveis, gestores conseguem observar os processos internos da empresa com uma visão mais analítica, o que potencializa a efetividade de suas decisões. Afinal, como essa governança funciona na prática? 

Como aplicar a Governança de Dados?

Cada empresa possui suas peculiaridades, modo de operação, metas, processos que são determinados de acordo com variáveis como, por exemplo, o mercado em que está inserida, o nível de competitividade e o público-alvo. Por isso, é preciso compreender a natureza específica de cada empresa e, a partir disso, desenvolver um plano de implementação personalizado. Mais do que isso, é necessário trabalhar a cultura organizacional da sua empresa. Isso significa que o tratamento da base de dados deve ser encarada como peça central das ações da organização.

Conclusão

Governança de Dados é um elemento essencial para qualquer empresa que reconheça a importância de contar com informações seguras, acuradas e confiáveis. Por conta de seus benefícios, que incluem a redução de erros e possibilidade de realizar análises preditivas, essa prática vem sendo adotada cada vez mais pelas companhias. Logo, deixar isso de lado pode representar uma perda competitiva para o seu negócio.

Entre em contato com a LinuxPlace para que possamos te ajudar em todo o processo de implementação da Governança de Dados na sua empresa.

Let's talk

Se você deseja obter uma consultoria gratuita, sem quaisquer obrigações, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.




    Abrir chat
    Precisa de ajuda?
    Olá, podemos ajudá-lo?