Por que você deveria migrar para a AWS?

Por que você deveria migrar para a AWS?

O uso da computação na nuvem já está consolidado em várias empresas como um poderoso aliado para agilizar respostas às diversas demandas de mercado. Para que esse uso seja feito com agilidade e alta performance, o gestor de TI deve definir uma estratégia eficaz, em que profissionais possam utilizar uma plataforma de serviços com alta disponibilidade, performance, alto poder de processamento de dados e que seja escalável.

O que é a Amazon Web Services? 

Criada em 2006, a AWS é um provedor de serviços em nuvem que oferece serviços de infraestrutura de TI para empresas por meio da internet, o que é conhecido popularmente como computação em nuvem.

Em teoria, os serviços da AWS permite reduzir gastos com infraestrutura e agilizar a aquisição de hardware. A ideia é que as empresas não tem como negócio fim a administração de datacenters e isso caberia a uma empresa altamente especializada.

Como Funciona?

A Amazon é o maior site de comércio eletrônico mundial, e a infraestrutura de serviços que ela usa é a mesma que ela vende aos seus clientes. O que todas as grandes empresas de hosting e soluções web vendem é apenas o primeiro item de um complexo e totalmente automatizado painel de controle da AWS (Amazon Web Services).

Mesmo neste primeiro item há um abismo entre o que todas oferecem e o Elastic Cloud: computação escalável instantaneamente e infinita, pelo menor custo (explicamos melhor nesse post o que é a Elasticidade AWS). Na AWS, paga-se por demanda, pelo uso. Se a necessidade de uma empresa for um cluster muito poderoso para cálculos extremamente complexos de um volume gigantesco de dados, após a conclusão da tarefa, pode-se simplesmente desligá-lo. O que é tarifado é apenas o seu uso, não existe um preço fixo por um conjunto de hardware e software. 

Para pequenos usuários que precisam de uma serviço simples, às vezes o custo mensal é tão irrisório, que se espera o tempo para completar um faturamento mínimo no cartão de crédito. Já para grandes empresas como Netflix e Dropbox, ou agências como NSA e FBI, não existe outra alternativa senão a AWS, quer pelo custo ou pela complexidade da operação. Em sites de comércio eletrônico que possuem uma demanda imprevisível, com picos muito expressivos de consultas simultâneas, o custo se dá apenas à uma busca. Paga-se somente o que foi usado.

Neste modelo não existe “o sistema está fora do ar por excesso de usuários ou por falta de recursos”, porque isso é inadmissível em uma infraestrutura elástica e infinita. Um único administrador, pelo altíssimo grau de automação do Console AWS, pode controlar qualquer quantidade de serviços simultâneos sem surpresas.

A filosofia da ferramenta é “gerenciar todas as instâncias imediatamente”. Um ambiente de testes e simulações, frameworks de diversos dialetos, mais as API’s de retorno de resultados em tempo real garantem aos desenvolvedores o controle completo de suas aplicações. Esses serviços ajudam as empresas a ser mais produtivas e a focar no que interessa, seu core business. O objetivo da AWS como provedor global de serviços é reduzir custos e prover escala computacional.

Caso queira saber mais sobre os principais serviços da AWS, acesse o nosso artigo com mais informações. Nele apresentamos os serviços mais utilizados pelas empresas.

Como posso contratar esse tipo de serviço?

Temos em nosso portfólio muitas experiências que vão desde mainframes até a computação móvel, de aplicações de missão crítica aos clusters de alto desempenho, do fine tuning de servidores à formação robusta de administradores.

Entre em contato conosco para saber como baixar seus custos de hospedagem, de pessoal e desenvolvimento de aplicações, e preparar-se para as grandes mudanças que estão chegando. Somos Consulting Partner da AWS e temos muitos anos de expertise em administração de hostings e desenvolvimento de soluções web em todo o Brasil.

Gostou do nosso post sobre AWS e quer ficar por dentro das principais novidades sobre tecnologia? Então siga a gente no Facebook ou LinkedIn e receba os nossos artigos em primeira mão!

Let's talk

Se você deseja obter uma consultoria gratuita, sem quaisquer obrigações, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.