Conheça os 3 tipos de nuvem disponíveis no mercado

Desde o seu surgimento no mercado, a computação em nuvem continua em constante evolução. Permitindo  a popularização das soluções  em diversos setores rapidamente.

Por isso, com o passar do tempo foram criadas novas alternativas de serviço para atender às diversas necessidades. Pensando inclusive em Pequenas e Médias Empresas que possuem menores infraestruturas de TI e orçamentos que não permitem grandes investimentos.

Hoje, a cloud computing está dividida em três modelos: pública, privada e híbrida. Confira:

  • Nuvem Pública: É disponibilizada via Internet pública, de serviços computacionais fornecidos por provedores e destinados a qualquer empresa interessada na tecnologia. Este modelo é conhecido por um menor custo, visto que os custos com a manutenção são divididos entre as empresas que utilizam o serviço. Além disso, cada uma paga pelo que utilizar, evitando despesas desnecessárias.
  • Nuvem Privada: É oferecida pela Internet ou rede interna privada. Todos os cuidados relacionados à segurança ficam sob responsabilidade da própria empresa. Em outras palavras, esse modelo contém apenas um único negócio realizando o uso da infraestrutura de TI. A nuvem privada é destinada para empresas que demandam pleno controle sobre a infraestrutura, sem compartilhamento de recursos ou políticas padronizadas.
  • Nuvem Híbrida: Consiste na contratação dos dois modelos (público e privado). Essa alternativa tem sido grandemente adotada pelas empresas que buscam a redução de custos de TI sem abrir mão de proteger os dados cruciais. Isto é, os dados sigilosos e mais importantes são disponibilizados pelo ambiente privado, blindado por configurações próprias de firewall e políticas de uso. Já os demais serviços de TI são armazenados na nuvem pública, reduzindo um pouco os custos operacionais totais.

A LinuxPlace é Multi Cloud Partner, nossa equipe de arquitetos especializados estão prontos para desenvolver o seu projeto com toda qualificação técnica e confiabilidade. Entre em contato com a gente!

Let's talk

Se você deseja obter uma consultoria gratuita, sem quaisquer obrigações, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.