Qual a diferença entre Multicloud e Nuvem Híbrida?

Ao longo da jornada através do conhecimento sobre as amplas definições, ferramentas e soluções da Computação em Nuvem, nos debruçamos sobre dois conceitos que tangem os modelos de entrega: Multicloud e Nuvem Híbrida

Como cada empresa têm cargas de trabalho, infraestrutura e processos únicos, às vezes pode ser necessário adaptar a estratégia de implementação híbrida às necessidades específicas.

O resultado disso é o uso inconsistente desses dois conceitos que acabam se esbarrando devido à suposição semântica dos termos, que pode acabar dificultando o entendimento para pessoas que estão entrando na área, ou mesmo dificultando o caminho do cliente até os serviços de uma empresa.   

O que é Nuvem Híbrida? 

O modelo de Nuvem Híbrida (Hybrid Cloud) descreve uma configuração em que cargas de trabalho comuns ou interconectadas são implantadas em vários ambientes de computação, uma baseada na nuvem pública e pelo menos uma sendo particular.

O exemplo mais comum é combinar um ambiente de computação particular (normalmente o data center local atual) e um ambiente de computação em Nuvem Pública. Com esse serviço, a empresa pode armazenar suas informações mais críticas em nuvem privada e compartilhar dados menos sensíveis em nuvem pública. Isso faz da Nuvem Híbrida uma solução mais flexível, o que acaba sendo visto como um diferencial.

Se pudéssemos citar o “maior” benefício da adoção da Nuvem Híbrida, seria a segurança de dados, dado que através desse modelo a empresa não expõe todos os seus sistemas ou dados para acesso público. Outras questões importantes são a performance e a disponibilidade. Utilizando parte do seu ambiente em uma infraestrutura privada, a transação de informações passa apenas pelo ambiente interno, fazendo com que a conectividade seja muito mais rápida para transações que necessitem de mais segurança e performance.

O uso de uma arquitetura de Nuvem Híbrida é indicada para situações em que segurança e a exposição de dados sigilosos são um requerimento primordial para a empresa que precisa expor apenas parte de seus dados para a internet. Por conta disso, muitos sistemas jurídicos e financeiros, por exemplo, utilizam uma arquitetura híbrida especialmente pela sua necessidade de transferir dados criptografados entre os ambientes.

O que é Multicloud?

Multicloud é uma combinação da utilização de diferentes nuvens (públicas, privadas e híbridas), utilizando vários provedores de Cloud, como Google Cloud Platform, Huawei Cloud, Amazon Web Services entre outros. Tem sido uma escolha muito comum entre as empresas que querem se beneficiar do que cada fornecedor tem de melhor para ampliar o potencial das estratégias em Nuvem.

O objetivo dessa combinação é aumentar a eficiência do negócio aproveitando o melhor que cada provedor Cloud pode oferecer, observando a cultura, estratégia e objetivos de uma organização ou de um negócio. Veja um exemplo no diagrama a seguir:

O ambiente Multicloud também pode contar com ambiente de computação particular e outras Nuvens Públicas:

Qual a diferença entre Multicloud e Nuvem Híbrida? 

Diferentemente da Multicloud, a Nuvem Híbrida não necessariamente conta com o serviço de diferentes fornecedores. Além disso, na Multicloud, a empresa pode estar usando nuvem pública, privada ou híbrida, como exibido nos diagramas anteriormente.

As maiores diferenças entre as duas soluções é que a Multicloud permite uma gama mais variada de tecnologias, além de a empresa não ficar dependente de um único fornecedor, uma vez que os serviços contratados são oferecido por diferentes prestadores.

Além disso, a oferta de serviços Cloud cresceu, fazendo com que a diversificação de provedores ficasse ainda maior, Com isso, o gerenciamento das soluções em Nuvem ficou mais complexo e tornou o cuidado com a infraestrutura ainda mais desafiador.

Essas abordagens de nuvem são mutuamente exclusivas: não é possível ter ambas simultaneamente porque as nuvens estarão interconectadas (Nuvem Híbrida) ou não (Multicloud).

Por que optar pela LinuxPlace? 

Com os serviços Multicloud, as empresas evitam os problemas de dependência de único fornecedor. A disseminação de cargas de trabalho por vários fornecedores de Nuvem oferece às empresas a flexibilidade de usar (ou parar de usar) uma Nuvem quando quiserem. Não há nada de errado em ter várias Nuvens. Na verdade, isso é bom! Nós somos Consulting Partners do Google Cloud Platform, Amazon Web Services e Huawei Cloud. Temos tempo de mercado, inovação e contamos com excelentes profissionais especializados em constante treinamento para oferecer o melhor serviço para nossos clientes. 

Entre em contato agende uma consulta com um de nossos especialistas!

Let's talk

Se você deseja obter uma consultoria gratuita, sem quaisquer obrigações, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.




    Abrir chat
    Precisa de ajuda?
    Olá, podemos ajudá-lo?