O que é a Elasticidade AWS?
Quando tratamos de Elasticidade em Computação em Nuvem (ou Elastic Compute Cloud), falamos da capacidade de expandir e contrair a infraestrutura de processamento conforme a demanda. O Elastic Compute Cloud é um conceito criado pela Amazon para sua nuvem AWS.
Na Computação em Nuvem Elástica, uma série de componentes de software auxiliam a construção de sistemas que podem aumentar e/ou diminuir seus recursos de acordo com a demanda de utilização. Esses componentes utilizam estrutura de virtualização e exposição de APIs para controlar o provisionamento dos recursos. A esse conjunto chamamos infraestrutura programável. Em outras palavras, é o que torna o dimensionamento da nuvem automático e dinâmico.
A peça fundamental desse modelo é o EC2, um sistema que permite o provisionamento máquinas virtuais de forma rápida e automatizada. As instâncias EC2 podem ser inicializadas com vários sistemas operacionais diferentes, tendo recursos de CPU memória e disco provisionados de acordo com a necessidade.
O EC2 conta com redes de segurança para garantir que os serviços estejam disponíveis de forma consistente. Isso inclui o dobro de energia, conexão com a Internet, sistemas de resfriamento, sistemas de supressão de incêndio, servidores, armazenamento e sistemas de segurança. Além de tudo, o EC2 possui o menor custo em relação a variedade de ferramentas que podem ser trabalhadas. É a maneira mais econômica para sua empresa ter acesso ao melhor da tecnologia.
Benefícios da Elasticidade na Computação em Nuvem
- Evita que seu site caia quando o volume de acessos aumenta de forma inesperada;
- Permite que você não desperdice dinheiro mantendo servidores quando não há tráfego compatível;
- Garante uma economia de tempo com monitoramento e administração de servidores.
Gostou do nosso post sobre AWS e quer ficar por dentro das principais novidades sobre tecnologia? Então siga a gente no Facebook ou LinkedIn e receba os nossos artigos em primeira mão!