Kubernetes! O sistema operacional dos containers [Parte 2]

Arquitetura do Kubernetes – Como Funciona?

Construído para operar sobre um grupo de máquinas trabalhando em conjunto, o Kubernetes possui duas categorias de nós, os Controllers e os Workers. Os Controllers,  responsáveis pelo plano de controle do cluster, são compostos pelos seguintes componentes:

 ETCD: banco de dados chave de valor distribuído, responsável pela persistência de toda base do cluster;

 API Server: API central do sistema, responsável por integrar todos os componentes

 Controllers Manager: gerenciadores responsáveis por garantir que o estado do cluster seja mantido;

 Scheduler: agendador responsável por definir em qual nó os containers devem ser executados.

Os Workers são responsáveis por efetivamente executar os containers de aplicação. São compostos pelos seguintes componentes:

 Kubelet: faz a comunicação com a API, informa os recursos disponíveis e os em execução e iniciação de containers;

 Container Runtime: camada de execução dos containers;

 Kube-Proxy: responsável pela rede do Kubernetes.

A unidade mínima de execução no Kubernetes é o pod. Ele é um conjunto de containers que deve executar uma única função conjunta como, por exemplo, uma aplicação e seu proxy http. O cluster K8S é responsável por alocar, iniciar e desligar os pods, garantindo que a aplicação esteja em execução mesmo com problemas nas máquinas ou falhas dos próprios programas, reenviando as cargas de trabalho de um nó para o outro em caso de queda ou reiniciando as aplicações em lapso. Todo gerenciamento do cluster é feita através da API Kubernetes, um ponto único de gerência e informação do estado do cluster.

Continue lendo na parte 3 (Gerenciamento de aplicações e Colocando em prática).

Let's talk

Se você deseja obter uma consultoria gratuita, sem quaisquer obrigações, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.





    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.