Kubernetes! O sistema operacional dos containers [Parte 3]

Gerenciamento de aplicações

O K8S foi desenhado com suporte nativo a disponibilidade e escalabilidade das aplicações.  Utilizando uma estrutura chamada Deployment, é possível instalar, atualizar e escalar os containers de forma fácil e rápida, implementando entregas do tipo Canary, rollback em caso de parada e reinício em caso de falhas com simplicidade.

Cada Deployment é responsável por controlar um replicaset de um pod. O replicaset mantém um conjunto de cópias de um mesmo pod em execução garantindo que o número desejado esteja sempre disponível, recriando ou terminando os pods para atingir esse objetivo.

Utilizando os replicasets, um deployment pode atualizar uma aplicação de uma versão para outra mantendo um conjunto com cada ponto de vista fazendo a migração em partes até que todos estejam atualizados. Da mesma forma, o Deployment guarda histórico das versões utilizadas permitindo um rollback para um estado anterior em caso de falhas.

Outro uso dos replicasets é o auto escalonamento utilizando um hpa (horizontal pod autoscaler). Essa funcionalidade do K8S monitora o uso de recursos nos pods de um deployment e altera o número de cópias desejadas em um replicaset garantindo o desempenho da aplicação em momento de maior demanda.


Colocando em prática

Se você se interessou por esta plataforma, curtiu nosso briefing e quiser aprender de fato como funciona um cluster Kubernetes gostaríamos de sugerir alguns labs interessantes. O primeiro deles, um dos mais conhecidos e cujos passos de instalação e uso são encontrados na documentação oficial do Kubernetes, é o Minikube. O Minikube é um cluster K8S localhost composto por um único node. Como recursos você vai precisar apenas de uma máquina virtual e da kubectl, a linha de comando do Kubernetes, instalados em seu notebook ou desktop. É possível executá-lo no Linux, no MacOS e no Windows. Outra opção de single-node cluster é o Microk8s, porém este desenvolvido exclusivamente para sistema Linux.

Let's talk

Se você deseja obter uma consultoria gratuita, sem quaisquer obrigações, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.




    Abrir chat
    Precisa de ajuda?
    Olá, podemos ajudá-lo?