Descomplicando: IaaS, SaaS, PaaS e CaaS

Introdução

A nuvem é um tópico importante para pequenas empresas e empresas globais, mas continua sendo um conceito muito amplo que abrange vários serviços e plataformas. Quando você começa a considerar mudar seus negócios para a nuvem, seja para implantação de aplicativos ou infraestrutura, é importante entender os vários serviços e soluções prestadas. Portanto nos propusemos a descomplicar esses modelos de serviços de Computação em Nuvem.

Os serviços mais comuns disponíveis na nuvem são IaaS (Infrastructure as a Service), SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) e, nos últimos tempos, novos serviços como CaaS (Container as a Service).

Como essas ferramentas da plataforma são acessadas livremente pela Internet, e não através de um sistema operacional ou pacote instalado em uma máquina local, os desenvolvedores não precisam se preocupar com a logística de montar algo que será instalado em um computador do cliente, pois tudo é mantido na própria nuvem. Qualquer pessoa com um navegador da web pode acessar o aplicativo. Entenda agora o que são esses modelos de serviços e quais as suas vantagens e exemplos:

O que é, vantagens e exemplos

  • Infrastructure as a Service (IaaS)

A Infraestrutura como Serviço, como o próprio nome sugere, fornece infraestrutura de computação em nuvem, incluindo servidores, rede, sistemas operacionais e armazenamento por meio da tecnologia de virtualização. Esses servidores em nuvem geralmente são fornecidos à organização por meio de um painel ou uma API, proporcionando aos clientes controle total sobre toda a infraestrutura. O IaaS fornece as mesmas tecnologias e recursos que um data center tradicional, sem a necessidade de manter ou gerenciar fisicamente tudo. Os clientes de IaaS ainda podem acessar seus servidores e armazenamento diretamente, mas tudo é terceirizado por meio de um “datacenter virtual” na nuvem.

Vantagens
O IaaS é o modelo de Computação em Nuvem mais flexível, pois os recursos de hardware podem ser adquiridos conforme a necessidade. Além disso, o modelo é fácil de automatizar e é altamente escalável. Os clientes, portanto, mantêm o controle completo de sua infraestrutura.
Exemplos
AWS EC2, Google Compute Engine (GCE), Huawei Kunpeng Cloud Services.

  • Software as a Service (SaaS)

O Software como Serviço é a opção mais utilizada para empresas no mercado de nuvem. O SaaS utiliza a Internet para entregar aplicativos aos clientes, sendo gerenciados por um fornecedor terceirizado. A maioria dos aplicativos SaaS é executado diretamente no navegador de web, o que significa que eles não exigem nenhum download ou instalação por parte do cliente.

Vantagens
Devido ao seu modelo de entrega na web, o SaaS elimina a necessidade de a equipe de TI fazer o download e instalar aplicativos em cada computador. Com o SaaS, os fornecedores gerenciam todos os possíveis problemas técnicos como dados, middleware, servidores e armazenamento, resultando em uma manutenção e suporte otimizados para o seu negócio.
Exemplos
G Suite, Salesforce, Mailchimp, Google Analytics, Dropbox.

  • Platform as a Service (PaaS)

A Plataforma como Serviço fornece componentes em nuvem para determinado software enquanto são usados ​​principalmente para aplicativos. O PaaS fornece uma estrutura para desenvolvedores desenvolver e usar para criar aplicativos personalizados. Todos os servidores, armazenamento e rede podem ser gerenciados pela empresa ou por um provedor de terceiros, enquanto os desenvolvedores podem manter o gerenciamento dos aplicativos.
O modelo do PaaS é semelhante ao SaaS, exceto que, ao invés de entregar o software pela Internet, o PaaS fornece uma plataforma para criação de software. Essa plataforma é fornecida via web, oferecendo aos desenvolvedores a liberdade de se concentrar na criação do software sem se preocupar com sistemas operacionais, atualizações de software, armazenamento ou infraestrutura.


Vantagens
Os benefícios do PaaS incluem desenvolvimento e implementação simples e econômica,  que é altamente disponível. Além disso, os desenvolvedores podem focar na personalização dos aplicativos.
Exemplos
AWS Beanstalk, AWS RDS, GCP App Engine

  • Container as a Service (CaaS)

O Container como Serviço é uma forma de virtualização baseada em containers que vem se tornando muito popular para o desenvolvimento e entrega dentro de negócios digitais, principalmente com a popularização do serviço Docker. Se você tem interesse em aperfeiçoar suas habilidades com o Docker, estamos oferecendo um treinamento voltado para Administração de Container. Inscreva-se para mais informações. 

Vantagens
A maior vantagem dos containers é dar portabilidade de código à empresa em ambientes isolados nos quais o profissional responsável pode subir, organizar, rodar e escalar uma ferramenta ou aplicação. Com esse tipo de serviço, a empresa ganha flexibilidade e agilidade na sua cultura DevOps, pois sua estrutura contratada não está associada a uma máquina específica. É possível fazer o mesmo código rodar em vários sistemas diferentes e testar modificações sem afetar a camada superior da virtualização.

Conclusão

Diante de tantos empresas que oferecem esse serviço, é realmente difícil de decidir qual a melhor opção para o seu negócio. Para isso, é preciso entender as necessidades e a cultura de cada empresa. Nós somos especialistas em Cloud Computing e Multicloud Partners. Entre em contato para falar com um de nossos especialistas.

Let's talk

Se você deseja obter uma consultoria gratuita, sem quaisquer obrigações, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.





    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.